Os “Inabilistas” contam sua história através do depoimento de Spencer dos Santos Ferreira | Um vídeo que pretendia relatar o surgimento de um movimento estudantil, mas que acabou tomando um rumo inesperado | Assista e conheça essa emocionante história

Inabilismo é segundo vídeo da série de especiais do PIPA com histórias ligadas à arte, cujos temas surgiram durante os dois anos de realização dos vídeo-entrevistas para o Prêmio.

“Inabilistas” era como se autodenominavam os colegas de Ivani Pedrosa (indicada ao PIPA em 2010), no curso de Belas Artes da UFRJ – porque não tinham aptidão para desenho, pintura ou escultura. Queriam fazer vídeos, instalações e intervenções urbanas…

“Na época da faculdade nós lançamos um movimento chamado inabilismo, porque nós éramos consideramos inábeis, porque a maioria das outras turmas queria continuar fazendo a mesma coisa desde a época de Dom João: desenhar um busto… passar seis meses desenhando um busto, era insuportável, nós não queríamos nada disso.” Ivani Pedrosa, na vídeo entrevista como indicada ao PIPA, em 2010.

Foi assim que surgiu a ideia de fazer o vídeo sobre os “Inabilistas”, conta Luís Gustavo Ferraz, diretor do filme:

“A arte (ou a história da arte) é cheia de ‘ismos’ famosos – como cubismo, surrealismo e minimalismo, para ficar só em alguns. Quando ouvimos a palavra ‘inabilismo’ pela primeira vez, dita pela artista Ivani Pedrosa quando a entrevistamos em 2010, antes de saber do se tratava já bateu o desejo de falarmos sobre um ‘ismo’ que poucos conheciam; a pretensão de sermos os primeiros ‘historiadores’ do movimento, de certa maneira. Mergulhamos no tema, e essa abordagem inicial acabou tomando um rumo inesperado.” Luís Gustavo Ferraz, da Matrioska Filmes.

No vídeo, a história do movimento que surgiu na faculdade e não resistiu à formatura é relembrada por Spencer dos Santos Ferreira, “inabilista” que sofre da doença de Crohn. Spencer mostra através de seu depoimento que é a esperança que nos traz a coragem necessária para continuar.

Os vídeos do PIPA buscam estimular e contribuir para o debate e a reflexão sobre a arte, e por isso decidimos, com os vídeos epeciais, premiar os autores de três comentários para cada vídeo, escolhidos pela equipe do PIPA. Os autores dos comentários selecionados receberão, cada um, dois catálogos do Prêmio (um exemplar de 2010 e outro de 2011).

Só estarão concorrendo os comentários deixados nesta página do vídeo (não concorrem comentários no Facebook, Twitter ou G+).

Assista ao vídeo, comente nesta página e concorra!

Cronograma dos próximos vídeos especiais:
22 de fevereiro – “Percepções de um Artista Residente”
22 de março – Divulgação dos 9 comentários escolhidos


“Inabilistas” no campus da UFRJ.

Os dados fornecidos com o comentário (nome e email) não serão utilizados pelo PIPA para quaisquer outros fins e não representam cadastro ou assinatura na newsletter do Prêmio.

Para se cadastrar na newsletter semanal do PIPA, clique aqui.

Torne-se amigo do PIPA:
Facebook: www.facebook.com/premioPIPA
Google +: www.plus.google.com/premioPIPA


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA